Assessora de casamento, a fada madrinha das noivas!


Casar não é uma tarefa fácil. Curtir cada preparativo é bem gostoso, mas muito longe de ser fácil. São muitos detalhes importantes que precisam de atenção, critério e conversas sinceras entre noivos. Antes do sim, é preciso definir cardápio, buffet, igreja (caso haja), local da cerimônia, padrinhos, tipo de festa, orçamento, traje e mais uma lista que parece nunca acabar. É por isso que muitas noivas preferem contratar um serviço especializado na promoção desse evento, que exige muita dedicação e trabalho impecável. Pode parecer luxo, mas ter uma assessora de casamento por perto pode ajudar a evitar desgastes e brigas entre o casal. Acredite, vale cada centavo!

Qual o papel das assessora de casamento?
Esse profissional tem como função facilitar a organização do evento, esclarecer dúvidas e prever possíveis falhas. Dependendo do tipo relação estabelecida entre profissional e o cliente, a função pode ultrapassar essa barreira da atividade técnica e também ser uma espécie de aconselhador para tranquilizar e trazer o cliente para a realidade da sua festa.
O que a assessora de casamento não faz, mas que muitas pessoas confundem?
Não somos babás e nem psicólogas. Não da para pegar na mão da cliente e dizer: "você precisa resolver isso!". E nem ficar tentando desvendar confusões de relacionamento entre mãe e noivo. Isso também é muito relativo, dependendo de como as situações de formam e como as pessoas reagem às coisas, são facilmente resolvidas com um olhar de alguém que esta de fora. No entanto, se for algo muito complicado não nos cabe tentar resolver e sim cobrar uma decisão o mais rápido possível.
Qual a vantagem em contratar uma assessora de casamento?
Experiência, contatos e descontos.
Quais os serviços que a assessoria fornece e como funciona cada um?
Isso depende de cada empresa e de cada profissional. Para mim existem três tipos: simples, parcial e completo. O primeiro (simples) trata-se de uma assessoria para o dia do evento. O cliente passa tudo o que foi contrato e o profissional coordenada toda montagem e andamento do evento.
O segundo (parcial) trata-se do acompanhamento em alguns serviços que o cliente pode se sentir inseguro para contratar sozinho. Soma-se a esse serviço, a coordenação da montagem e andamento do evento.
O último (completo) é o acompanhamento total em todos as etapas. Nessa categoria, o profissional envolve-se mais com o cliente e passa a conhecer seus gostos. Ele dá dicas de decoração, solicita e negocia orçamento, marca reuniões. Enfim, procura facilitar ao máximo a fase um tanto estressante da organização do evento.
Quanto tempo antes do casamento pode contratar a assessoria?
Isso é relativo. Todos sabem que se você quer um profissional para ajudar na organização o melhor é fazê-lo com bastante antecedência. Um ano antes é um tempo perfeito para isso. No entanto isso, depende do cliente e do desembolso dele. Se ele começar com antecedência sabe que terá mais tempo para diluir as despesas, se começar com pouco tempo precisará desembolsar uma quantia grande em pouco tempo.
O que é necessário conversar com a assessoria antes de fechar contrato?
É preciso que ambas as partes deixem claro o que fazem e o que esperam. Isso para inclusive ser colocado no contrato.
Quais direitos e deveres de noiva e assessora?
Deveres da noiva: ser objetiva, escolher, decidir e pagar.
Deveres da assessora: agilizar, facilitar, esclarecer e apoiar.
Direitos da noiva: sonhar e ter o sonho realizado.
Direitos da assessora: ter suas atividades pessoais respeitadas.
Quais são suas dicas para as noivas?
Sejam informadas, busquem pela qualidade e melhor relação “custo x beneficio”.
Quais são os principais "erros" dos noivos ao planejar o casamento?
Sonho e orçamento nunca estão alinhados. Sempre pensam em uma festa com o custo mais alto do que estão disponibilizando. Por isso, é bom ter tempo para organizar e procurar informações de quanto realmente custa o que querem. Levando sempre em consideração o tempo. Um evento realizado há dois anos certamente custou mais barato do que um evento que será realizado no próximo ano.

Fonte: yahoo mulher / Entrevista: Giselli Martinez

Nenhum comentário